Os dez mandamentos para você não perder o emprego
Cursos de qualificação, faculdade, idiomas, experiência fora do país... competência nem sempre garante o emprego, se o profissional em questão não sabe se comportar no ambiente de trabalho. Pesquisas feitas pela consultora de carreira e imagem, Waleska Farias, e pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL) mostram que 80% das demissões nas empresas acontecem por conta do mau comportamento dos funcionários. Conseguir um emprego requer muita procura. Mas, para mantê-lo, é preciso muito jogo de cintura.
— A grande maioria das demissões reflete mau comportamento. Cada vez mais o relacionamento interpessoal interfere na produtividade e na imagem das empresas — alerta Waleska.
Os funcionários devem sempre lembrar, destaca a consultora, que, quando trabalham para uma empresa, são representantes dela. Por isso, é importante saber se comportar e evitar desentendimentos com o chefe e os colegas de trabalho. A dica serve tanto para profissionais experientes, com anos no mercado de trabalho, quanto para quem está dando os primeiros passos na carreira.
Um dos principais erros cometidos no ambiente corporativo, ressalta Waleska, é a falta de comprometimento.
— Se prometeu algo, tem que fazer. Quando não cumpro alguma coisa, estou diminuindo minha credibilidade perante meu chefe e meus colegas — explica a consultora, destacando ainda que fofoca, exposição em redes sociais e roupas inadequadas ao ambiente de trabalho colocam em risco o futuro profissional.
De olho no relógio
— Se tem que estar no local às 9h, programe-se para chegar às 8h45m. Porque, se houver um imprevisto, chegará a tempo.