quinta-feira, 18 de outubro de 2012

POLICIAIS DA UPP: OS DESAFIOS QUE ESTÃO PELA FRENTE

Pesquisa recente feita pelo Centro de Estudos de Segurança e Cidadania da Universidade Candido Mendes – CESeC/UCAM constatou que 59% dos policiais da UPP preferiam trabalhar em outro setor.

Segundo a pesquisa, 46% dos policiais percebem que os moradores têm sentimentos negativos em relação a eles. Foram ouvidos policiais de 25 a 33 anos dos quais, 47% possuem curso superior completo ou incompleto.

Uma das estratégias do projeto de pacificação é a contratação de policiais recém formados para trabalhar nessas comunidades, onde se entende que eles não tiveram traumas anteriores, não passaram por enfrentamentos com bandidos e troca de tiros. Desta forma será possível construir um relacionamento mais próximo com a comunidade.

O policial da UPP é um personagem fundamental no sucesso da pacificação de todas as comunidades, eles devem ser motivados e capacitados para continuar esse trabalho.

Isso é o nosso sonho, cada vez mais perto de se tornar realidade, porém, este policial da UPP ganha uma gratificação paga pela Prefeitura de R$ 500,00. Por que não igualar com a do BOPE que é de R$ 1.500 já que são os valorosos policias da UPP que vão de fato consolidar todo o trabalho iniciado pelo BOPE.