Páginas

segunda-feira, 23 de abril de 2012

SALVE SÃO JORGE GUERREIRO

O vermelho e branco vão colorir o Rio de Janeiro, hoje, Dia de São Jorge. Sua força, coragem e fé inspiram milhares de fiéis durante todo o ano. Hoje, meio milhão de pessoas devem ir às ruas no Rio e Baixada para homenageá-lo e fazer suas preces ao Santo Guerreiro. Popular aqui e no mundo, São Jorge é padroeiro da Inglaterra e Catalunha, na Espanha, entre outros locais.
Todo dia 23 de abril, fiéis se aglomeram diante de sua imagem em Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Quintino, Centro e Santa Cruz, onde ocorre a tradicional cavalgada. Em Padre Miguel, o dia de Jorge será festejado também com megashow gratuito do Grupo Molejo, no Ponto Chic, às 20h.

O IMBATÍVEL
Tamanha devoção deve-se à história do santo, um mártir. Entre tantas versões, ele sempre aparece como guerreiro imbatível. A mais propagada pela Igreja Católica é a do soldado da Capadócia (Turquia) e militar do Império Romano. Mas ele passou a lutar contra o imperador Diocleciano, que exterminava os cristãos. Jorge, que nunca escondeu sua fé cristã, fez milagres curando os torturados pelos inimigos pagãos. Foi decapitado em 23 de abril de 303, aos 23 anos.

Outra imagem lendária é a do cavaleiro de Capadócia que salvou uma princesa de um terrível dragão. O guerreiro conquistou admiração dos moradores, que se converteram ao cristianismo. O santo também tem grande apelo nas religiões afro-brasileiras, como a Umbanda, na qual equivale ao orixá guerreiro Ogum.
O dragão vencido é como o mal eliminado. Por isso, muitos evocam Jorge em situações de perigo, como o fez a aposentada Edithe Domingos, 70 anos: “Minha devoção aumentou depois que pedi a proteção dele num assalto no ônibus. Rezei com muita fé e o bandido foi embora. Fico arrepiada até hoje”. Lúcia Souza, 60, deve a ele a vida da neta: “O santo salvou minha neta, que quase não nasceu. Eu a batizei aqui em Quintino”. 

Leve a oração para louvar o santo hoje
“Eu andarei vestido e armado com as armas de São Jorge para que meus inimigos tendo pés não me alcancem, tendo mãos não me peguem, tendo olhos não me vejam, e nem em pensamentos eles possam me fazer mal. Armas de fogo o meu corpo não alcançarão, facas e lanças se quebrem sem o meu corpo tocar, cordas e correntes se arrebentem sem o meu corpo amarrar.


Jesus Cristo, me proteja e me defenda com o poder de sua santa e divina graça. Virgem de Nazaré, me cubra com o seu manto sagrado e divino, protegendo-me em todas as minhas dores e aflições. Deus, com sua divina misericórdia e grande poder, seja meu defensor contra as maldades e perseguições dos meus inimigos.


Glorioso São Jorge, em nome de Deus, estenda-me o seu escudo e as suas poderosas armas, defendendo-me com a sua força e com a sua grandeza, e que debaixo das patas de seu fiel ginete meus inimigos fiquem humildes e submissos a vós. Assim seja com o poder de Deus, de Jesus e da falange do Divino Espírito Santo. São Jorge, rogai por nós”.

PROGRAMAÇÃO DE MISSAS E PROCISSÕES
NO RIO DE JANEIRO

QUINTINO: Às 4h15, encenação do mito do dragão. Missas às 5h, e de hora em hora das 7h às 15h, às 17h e às 18h. Procissão às 16h na R.Clarimundo de Melo.

CENTRO: Às 5h, missa da alvorada. Celebrações às 7h, 8h, 9h, 10h, 11h, 12h, 13h, 14h, 15h, 18h e 20h. A procissão será dia 29, às 9h.R. da Alfândega 382.

SANTA CRUZ:
Missa às 6h, 9h, 10h30, 12h, 13h30, 15h, 16h30 e 18h, depois, procissão com cavalgada no Lgo. do Bodegão.

NA BAIXADA
CAXIAS: Louvor às 5h, 9h, 12h, 13h, 16h, 17h e 19h e depois cortejo saindo da Praça da Glória.

NOVA IGUAÇU: Missas às 5h, 10h, 12h, 15h, 16h, 19h e 20h. Cortejo, às 17h, sai partir da Rua Getúlio Vargas.