sábado, 18 de junho de 2011

Defensoria Pública vai participar da ocupação do Morro da Mangueira

Intenção é garantir todos os direitos dos cidadãos
 Pela primeira vez, a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPGE/RJ) acompanhará a ocupação da polícia em uma comunidade do Rio de Janeiro. Defensores públicos vão estar na comunidade da Mangueira, na zona norte do Rio de Janeiro, no próximo domingo (19), durante a ação do Bope (Batalhão de Operações Especiais) para a implantação da 18ª UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) da cidade.

A defensoria estará na comunidade para garantir o respeito aos direitos humanos dos moradores, acompanhando a legalidade das prisões que podem acontecer, assegurando todos os direitos dos cidadãos.

Ocupação

A UPP fecha o cinturão de segurança do maciço da Tijuca, na zona norte, que compreende também as comunidades dos morros do Turano, Salgueiro, Formiga, Andaraí, Borel, Macacos e São João, todas próximas ao Maracanã e Maracanãzinho, dois dos principais locais esportivos da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016.

Com o fechamento deste cinturão, o trajeto até o complexo esportivo poderá ser feito desde a zona sul, via centro da cidade, sem passar por favelas dominadas por traficantes.

Antes mesmo do anúncio da ocupação, os chefes do tráfico deixaram a Mangueira.

No dia 19 de maio, o Bope, com o apoio de quatro batalhões, fez uma operação na favela e encontrou um túnel de 200 metros, com revestimento e iluminação para abrigar traficantes. Na ocasião, os policiais disseram que "vieram para ficar".

Durante a ofensiva policial, veículos foram apreendidos, suspeitos foram presos e uma pessoa morreu.


Alemão e Penha terão UPP até fim do ano

A Secretaria de Segurança também informou que os complexos do Alemão e da Penha, na zona norte do Rio de Janeiro, devem ganhar nove UPPs até o fim do ano.

A secretaria já implantou 17 UPPs: Santa Marta, em Botafogo; Cidade de Deus, em Jacarepaguá; Batan, em Realengo; Chapéu Mangueira/Babilônia, no Leme; Pavão-Pavãozinho/ Cantagalo, em Copacabana/Ipanema; Ladeira dos Tabajaras/Cabritos, em Copacabana; Providência, na Zona Portuária; Fallet/Fogueteiro, em Santa Teresa; Prazeres/Escondidinho, em Santa Teresa; São Carlos/Mineira, no Estácio; Turano, no Rio Comprido; Salgueiro, Formiga, Andaraí e Borel, na Tijuca: Macacos, em Vila Isabel; e São João/Matriz, no Engenho Novo.