quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Idéias para o Brasil *

Nenhuma mudança ou avanço será possível sem investimento em educação
O Brasil consolidou-se como protagonista no cenário internacional. Para fortalecer as conquistas dos últimos anos e dar um salto à frente é preciso buscar o crescimento sustentável e diminuir, de forma crescente e gradativa, a desigualdade social no país.

Manter as taxas de crescimento econômico verificadas recentemente e incorporar mais brasileiros ao mercado de trabalho são desafios que passam pela adoção de um novo modelo de desenvolvimento, voltado para a poupança e o investimento. Um país lastreado na poupança interna pública e privada tem mais fôlego para financiar o desenvolvimento sem o risco de crises.

Nessa linha de pensamento, o investimento em infraestrutura, a garantia do direito à casa própria e um amplo programa de saneamento básico são fundamentais para mudar a dinâmica social no país. Aliar tais práticas à ações sustentáveis fazem parte de nossa diretriz para o futuro. Inverter o modal de transporte, privilegiando o uso de combustíveis renováveis e contribuindo para uma matriz energética mais limpa, é um exemplo do que deve ser feito daqui para a frente .

Nenhuma mudança ou avanço, contudo, será possível sem investimento em educação. O Ensino Fundamental precisa ser reformulado. Melhorando a qualidade da escola pública, vamos permitir que nossas crianças tenham mais oportunidades ao completarem o Ensino Fundamental. Isso tudo tem de ser posto em prática paralelamente a um esforço na formação e no salário dos professores. Sem igualdade de oportunidades não há saída estrutural da pobreza.

Vivemos período fértil com indicadores positivos na economia e na área social. O merecido lugar de destaque que elevou o Brasil ao grupo dos países mais ricos do mundo precisa ser mantido. Para isso, temos de ultrapassar gargalos que ainda nos impedem de crescer a taxas elevadas com sustentabilidade. É hora de avançar.


* Moreira Franco
Ex-governador do Estado do Rio de Janeiro