terça-feira, 9 de dezembro de 2008

MANUAL BÁSICO DE COMO UTILIZAR OS SERVIÇOS DE UM (A) ADVOGADO (A):

COISAS QUE O CLIENTE PRECISA SABER:

1- ADVOGADO dorme.

Pode parecer mentira, mas ADVOGADO precisa dormir, como qualquer outra pessoa. Não o acorde sem necessidade! Esqueça que ele tem telefone em casa, ligue para o escritório.


2 - ADVOGADO come.
Parece inacreditável, mas é verdade. ADVOGADO também precisa se alimentar, e tem hora para isso. Respeite-a.


3 - ADVOGADO tem família.
Essa é a mais incrível de todas: mesmo que você não saiba, ADVOGADO precisa descansar no final de semana, dar atenção à família, aos amigos e a si próprio, sem pensar ou falar sobre processos, audiências, etc.


4 - ADVOGADO, como qualquer cidadão, precisa de dinheiro.
Por essa você não esperava, não é? É surpreendente, mas ADVOGADO também paga impostos, compra comida, roupas, sapatos, sustenta família, toma Lexotan para conseguir relaxar dos problemas dos clientes, etc. E o fundamental: pode parecer bizarro, mas os livros para "UP LOAD" do profissional, os cursos, o operacional do escritório e a administração, ... isso tudo não vêm gratuitamente. Impressionante, não? Entendeu agora o motivo dele cobrar uma consulta? Nunca tente "filar" uma consulta na base do "Sabe, tenho um probleminha e gostaria da sua opinião..."


5 - ADVOGADO lê muito, estuda sempre e trabalha sem parar.
E trabalho sério. Sem horário.
Pode parar de rir... Não é piada!


6 - E SAIBA DE UMA COISA IMPORTANTE: Não é possível examinar processos pelo telefone. Precisa comentar?


7 - Mais uma vez vale reiterar que ADVOGADO não é vidente, não joga tarô e nem tem bola de cristal.
Ele precisa examinar os processos muitas vezes para poder dar seu parecer com a segurança que você espera e quer. Agora, se você quer um milagre, saiba que não é o advogado que vai fazê-lo. Esse departamento é com Ele, lá em cima.


8 - Em reuniões de amigos ou festas, o ADVOGADO reassume seu posto de amigo ou parente, exatamente como era antes dele passar no vestibular.
Não peça conselhos (consulta "filada") sobre como recuperar dinheiro mal emprestado, como ajuizar ação de alimentos, se mesmo não pagando a pensão alimentícia tem direito a visitação, como agir em decorrência de resultado de processo que está sendo cuidado na Defensoria Pública ou por outro advogado. Respeite o momento e não peça dicas de condutas jurídicas a serem tomadas, e nunca peça opinião sobre o outro profissional que está cuidando de seu caso.


9 - Não existe apenas um "arrazoadozinho", uma "petiçãozinha" - qualquer requerimento é uma defesa ou inicial e tem que ser pensado, estudado, analisado e, é claro, retribuído. Como? Ora, desde que os fenícios criaram a moeda.


10 - Quanto ao uso do celular, saiba que o celular é, essencialmente, uma ferramenta de trabalho.
Por favor, ligue apenas quando necessário. Fora do horário de expediente, mesmo que você não acredite, o ADVOGADO pode estar fazendo algo como você, humano que é, tal como dormir ou estar desfrutando de um merecido momento de lazer.

Nas situações acima, o ADVOGADO pode atender à sua consulta ou prestar serviços urgentes (problemas criminais, habeas corpus, etc.)

Sim, ele pode até atender, neste caso não esqueça que ele estará agindo profissionalmente, portanto, aplica-se o que foi dito no item 9 supra.


11 - Por favor, não pechinche.
Respeite o profissional.

Lembrete: cara feia na hora de assinar o cheque não diminui o que você tem que pagar.


12 - Antes da consulta: por favor, marque hora.
Se você pular essa etapa, não fique andando de um lado para o outro na sala de espera e nem pressionando a secretária. Ela não tem culpa da sua inabilidade.

Ah! E não espere que o ADVOGADO vá encaixá-lo no horário de quem já estava marcado, só porque vocês são amigos ou parentes. Se tiver fila, obedeça a ordem.

Só vá ao escritório sem prévia marcação da consulta se for caso de emergência (tipo: minha sogra foi presa, meu filho foi para a Febem).

Lembre-se: como qualquer outro profissional (médico, dentista, etc.), caso o chamado de emergência ocorrer fora do expediente normal de trabalho, os honorários também serão extraordinários.


13 - Repetir a mesma pergunta mais de 15 vezes não vai fazer o ADVOGADO mudar a resposta.


14 - Quando se diz que o horário de atendimento do período da manhã é até às 12h, não significa que você pode chegar às 11h e 55m.
Se você pretender cometer essa gafe, vá depois do almoço. O mesmo vale para a parte da tarde: vá no dia seguinte.


15 - Na hora da consulta, basta que esteja presente o cliente.
Você deve responder somente às perguntas feitas pelo ADVOGADO.

Por favor, deixe o cunhado, os amigos do cunhado, seus vizinhos com seus respectivos filhos nas casas deles.

Não fique bombardeando o ADVOGADO com milhares de perguntas durante o atendimento. Isso tira a concentração.

ATENÇÃO: Evite perguntas que não tenham relação com o processo.


16 - Infelizmente para você, a cada consulta, o ADVOGADO poderá examinar apenas um único caso.
Lamentamos informar, mas seu outro problema/caso terá que passar por nova consulta, que também deverá ser paga.


17 - O ADVOGADO não deixará de cobrar a consulta só porque você teve despesas com as custas processuais.


18 - E, finalmente, ADVOGADO também é filho de DEUS e não filho daquilo que você pode ter pensado...