sábado, 16 de março de 2013

COMPLEXO DO ALEMÃO GANHA CENTRO DE ARTES MARCIAIS

TURMAS DO ESPAÇO INSTALADO NA UPP FAZENDINHA ESTÃO SENDO FORMADAS
A Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da Fazendinha inaugura neste sábado (16/3), a partir das 10h, um centro de treinamento que será exclusivamente dedicado à prática de artes marciais. Crianças e jovens com idade entre 8 e 17 anos receberão aulas gratuitas de Judô e Jiu-jítsu, realizadas por três policiais professores, que voluntariamente se uniram para compor o time de instrutores do projeto. Estão sendo esperados para inauguração os atletas Minotauro, Amaury Bitetti, Paulão Filho e Ramon Lemos, técnico do lutador Anderson Silva.
O centro de treinamento ocupará uma antiga base comunitária da UPP na Rua Antônio Austregésilo, no alto da comunidade, e foi reformado e adaptado para a prática esportiva com a ajuda de empresas apoiadoras da iniciativa. Sessenta crianças já estão inscritas nas aulas que começam na próxima segunda-feira (18/3), iniciando o projeto Casca Grossinha, uma brincadeira ao perfil de grandes atletas do esporte. As turmas ainda estão sendo formadas e há vagas para os interessados. 
Para se inscrever, basta ir ao centro de treinamento e apresentar uma cópia da certidão de nascimento ou identidade e uma cópia de um documento que comprove matrícula em uma instituição de ensino. No local, médicos e profissionais das Clínicas da Família estão auxiliando na realização de exames gratuitos para verificar o estado de saúde dos jovens e aptidão para praticar o esporte.

Entusiasta do projeto, o policial Felipe Lauriano, de 27 anos, dará aulas de Judô e está otimista com os resultados da iniciativa. 

Acredito que o esporte ajuda as pessoas a terem autocontrole e disciplina. Aqui vamos trazer oportunidade de cidadania para essas crianças e tirá-los da ociosidade que pode levar os jovens para a zona de risco com as drogas ou a criminalidade. A ideia é criar núcleos para que daqui saiam futuros atletas – disse o soldado Lauriano.
O time de professores será reforçado ainda pelos soldados Yuri de Campos, de 26 anos, e Gabriel Russo, de 31 anos, ambos formados em Educação Física e graduados em Jiu-jítsu. Para receber as aulas, o Centro de Treinamento da Fazendinha ganhou tatames novos, sacos de 180 e 120kg e um boneco boxeador utilizado no treinamento de atletas de MMA. 

Agora estamos à procura de empresas ou pessoas que possam doar kimonos e luvas de boxe para que possamos inserir novas modalidades como, por exemplo, o boxe tailandês – afirmou o policial. 



CENTROS DE TREINAMENTO DAS UPPS


Os resultados que vem sendo obtidos com os alunos dos projetos esportivos nas UPPs, a exemplo da equipe UPP Rio de Jiu-Jítsu, destaque nos principais circuitos do esporte, inspirou a formação do Centro de Treinamento de Artes Marciais da UPP Andaraí, inaugurado em novembro de 2012. O espaço já foi visitado por atletas de nome e possui aulas de Judô, Jiu-jítsu, karatê e boxe tailandês, que são ministradas por policiais. Em abril, a UPP Cidade de Deus Quadras também vai receber um centro de treinamento de lutas, que está sendo reformado e adaptado por iniciativa dos próprios militares da UPP. O espaço vai receber equipamentos e diversas modalidades de lutas.

O Centro de Treinamento da UPP Fazendinha conta com o apoio das seguintes instituições e empresas: Governo do Estado do Rio de Janeiro, UPP Fazendinha, Prefeitura do Rio, Legião da Boa Vontade (LBV), Super Rádio Brasil, Boombox, PVT e Prime Esportes.

SERVIÇO

Inauguração do Centro de Treinamento de Artes Marciais da UPP Fazendinha

Dia: 16 de março (sábado)

Horário: 10h

Local: Rua Antônio Austregésilo, s/nº, Morro da Fazendinha - Complexo do Alemão

FONTE: