Páginas

segunda-feira, 22 de abril de 2013

FIÉIS DE SÃO JORGE VÃO TOMAR RUAS DO RIO PARA HOMENAGEAR O SANTO GUERREIRO


Fiéis se preparam para as homenagens a São Jorge, em seu dia, na próxima terça-feira. E vale ir a pé, de motocicleta ou montado no cavalo, a exemplo do Santo Guerreiro. Um grupo de mulheres de Cosmos, na Zona Oeste, já fez a sua escolha. Hoje, elas são 10% da cavalgada que reúne centenas de pessoas no bairro.

Cavalgada costumava ser só coisa de homem. Acho que é porque São Jorge é um guerreiro. Eles se identificam mais com isso. Mas as mulheres também têm vez. E fé — defende Bárbara Pimentel, presidente do grupo Cavaleiros Unidos de Cosmos.

O grupo de mulheres participa da cavalgada há cinco anos. Elas inseriram na irmandade o uso de glitter na crina dos cavalos e de selas mais sofisticadas. Algumas chegam a comprar o equipamento de montaria todo em tons de cor-de-rosa.

Esta cavalgada de São Jorge acontecerá no dia dedicado ao santo, 23 de abril. A concentração dos cavaleiros será às 10h, em frente ao Regimento de Polícia Montada (RPMont), na Avenida dos Estados s/n, em Campo Grande, na Zona Oeste.

Apesar da potência de seus veículos ser medida em cavalos, são os motores de suas motocicletas que levarão participantes da Zona Sul à Igreja de São Jorge, no Centro. Motoclubes foram reunidos pela Associação de Batedores do Rio e, pelo décimo ano, farão uma procissão de motos, partindo do Forte de Copacabana.

Somos 30 batedores, mas nos reunimos aos motoclubes. Os motociclistas têm uma relação muito íntima com São Jorge, um santo que foi guerreiro. É tradicional já. Somos os batedores da procissão no Centro da cidade — diz o presidente da associação, Sidnei Monteiro.


CELEBRAÇÃO NO CENTRO

Neste domingo, há missas às 9h, 10h e 11h30m. Nesta segunda-feira, às 9h, 12h e 18h. Terça-feira haverá missas de hora em hora, das 8h às 16h e às 18h e 20h. No dia 28, haverá missa campal às 9h, seguida de procissão. A Igreja de São Jorge fica na Rua da Alfândega 382, ao lado do Campo de Santana.


MOTOCICLETAS

Batedores homenagearão o padroeiro das Forças Armadas, na terça, com procissão de motos. Eles partirão às 10h da paróquia da Ressurreição, na Rua Francisco Otaviano, em Copacabana, e participarão de missa às 12h, na Igreja de São Jorge, no Centro.



QUINTINO

Segunda-feira, haverá missa de véspera, às 19h. Na terça-feira, serão celebradas missas às 5h e 7h, de hora em hora entre 9h e 15h, e às 17h e 18h. A procissão acontece às 16h, partindo da Igreja, na Rua Clarimundo de Melo 769.


SANTA CRUZ

Missas na capela de São Jorge, no Largo do Bodegão, na terça-feira, às 6h, 7h30m, 9h, 10h30m, 12h, 13h30m, 15h e 16h30m e 17h. Após as missas haverá procissão.