Páginas

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Vida de Calouro: Saiba como se adaptar rápido à universidade

Encarar um mundo desconhecido e cheio de oportunidades dá um friozinho na barriga, mas acredite: a universidade não é nenhum bicho de sete cabeças. Para nortear os novatos, o Vida de Calouro ouviu acadêmicos e professores experientes que apontaram, em cinco tópicos, dicas importantes para quem vai colocar os pés numa faculdade pela primeira vez.

1 - ANDE COM AS PRÓPRIAS PERNAS

Não há inspetores cobrando disciplina ou notificações endereçadas aos seus pais. Na universidade, a qualidade e aprofundamento de seu aprendizado só depende de você. “O calouro entrará em um universo diferente do ensino médio. O nível superior também requer muita disciplina, no entanto, exige também que o aluno desenvolva autonomia na construção do conhecimento. O aluno deve ler muito, buscar articular os conhecimentos das diferentes disciplinas do curso e pesquisar novas informações sobre o assunto”, explica Leila Navarro, do Núcleo de Apoio Psicopedagógico ao Aluno da Universidade Unigranrio.

2 - FIQUE POR DENTRO DOS SEUS DIREITOS


Bolsas, auxílios e serviços gratuitos para os alunos são oferecidos tanto por universidades públicas quanto privadas. É preciso estar atento para não papar mosca! “Cada instituição possui seu ‘guia do aluno’, e é essencial conhecê-lo. Os estudantes costumam dar pouco valor a isso, e, às vezes, só descobrem benefícios bacanas no fim do curso. É muito importante conhecer as ações afirmativas da universidade: de cotas de entrada, a transporte gratuito, auxilio alimentação e até moradia, pois há universidades com dormitório”, lembra Loreine Hermida, pró-reitora de graduação da Unirio.

3 - PERGUNTE AOS VETERANOS

No trote, ele vai te pintar dos pés a cabeça, mas tente não guardar nenhum rancor... O veterano é o seu melhor amigo. Os alunos dos períodos mais avançados podem te colocar por dentro das “boas” da universidade, com informações valiosas para sua sobrevivência por lá. Eles podem dizer, por exemplo, qual o perfil dos professores, o melhor “rango” do campus, o horário mais adequado para levar seus textos à copiadora, etc.

4 - SE APROXIME DE SEUS PROFESSORES

Na universidade, a relação professor-aluno é bem mais estreita e frutífera do que no ensino fundamental. O mestre de hoje pode se tornar seu orientador amanhã, e um parceiro de pesquisas mais à frente. “A universidade hoje é muito mais aberta, propicia diálogo amplo, franco. Vale ir ao laboratório dos acadêmicos, ou ao final da aula tentar o contato diretamente com os professores, acompanhá-lo em suas caminhadas pelo corredor. Se o objeto de estudo do professor lhe interessar, procure saber se ele está captando alunos para projetos, monitorias”, sugere Loreine Hermida.

5 - INICIE CONTATOS PROFISSIONAIS

Sim, ir às chopadas é uma boa maneira de socializar e conhecer gente. Mas também é preciso estabelecer outro tipo de contatos na faculdade. “Busque saber quando acontecem congressos, conferências e encontros, para que possa participar assistindo e apresentando trabalhos. Aproveitar os eventos para conhecer os profissionais e as empresas da área. Este networking pode resultar em oportunidades de estágios, programas de trainee, negócios futuros ou emprego”, indica Leila Navarro.