Páginas

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Relação de Morros e Favelas

"O morro era como outro qualquer morro. Um caminho amplo e maltratado, descobrindo de um lado, em planos que mais e mais se alargavam, a iluminação da cidade. (...) Acompanhei-os e dei num outro mundo. A iluminação desaparecera. Estávamos na roça, no sertão, longe da cidade. O caminho que serpeava descendo era ora estreito, ora largo, mas cheio de depressões e de buracos. De um lado e de outro casinhas estreitas, feitas de tábua de caixão, com cercados indicando quintais.” Foi assim que, em 1911, o célebre cronista João do Rio descreveu uma das primeiras favelas do país, no morro de Santo Antônio, no Rio de Janeiro. Naquela época, a então capital do país já era uma cidade dividida. E, como nos diz o próprio João do Rio, as favelas já eram um “outro mundo” dentro da realidade carioca.

No Rio, os primeiros registros de pessoas morando de modo improvisado em morros são da década de 1860. Cerca de 20 anos depois, já era possível ver conjuntos de famílias vivendo em casebres de madeira nos morros de Santo Antônio, do Castelo e do Senado, no centro da cidade. Enquanto isso, na zona norte, o morro do Andaraí também começava a ser habitado. Mas eram ocupações incipientes. Até que, em 1893, a demolição do grande cortiço Cabeça de Porco levou seus moradores a construírem barracos no morro da Providência. O local se tornaria, quatro anos depois, símbolo do surgimento das favelas.

Em 1897, depois de massacrar a comunidade do líder religioso Antônio Conselheiro na Guerra de Canudos, muitos soldados vieram ao Rio. Buscavam recompensa por sua atuação no conflito – dinheiro e moradia, segundo havia sido prometido. Enquanto esperavam uma atitude do governo, os ex-combatentes foram se estabelecendo nas encostas do morro da Providência. Não demorou para que eles passassem a chamar o local de morro da Favela, homenageando um monte de mesmo nome situado próximo a Canudos (o morro baiano, por sua vez, ganhara esse nome por causa de um tipo de arbusto – chamado “favela” – que crescia nele).

A história dos veteranos de Canudos acabou se transformando no “mito de origem” das favelas, embora elas já existissem antes. Esse descompasso entre o que é real e o que é imaginário não é novidade nenhuma quando o pessoal do “asfalto” (a parte da cidade dotada de boa infra-estrutura) pensa sobre o “morro” (sinônimo de favela, apesar de hoje muitas ficarem em terreno plano). Segundo Lícia do Prado Valladares, professora de Sociologia da Universidade de Lille, na França, a visão que temos da favela foi, desde o começo, “inventada”. Em vez de serem encaradas apenas como locais em que pessoas humildes viviam de modo precário, as favelas logo foram tidas como espaços nos quais predominavam o atraso, a marginalidade, a má higiene e a ausência de moral. “A pobreza era, naquela época, associada à vadiagem. E os vadios, por sua vez, eram associados ao crime e à imoralidade”, afirma Lícia, que estuda as favelas há mais de 20 anos.

Ali do lado

Em vez de buscar a integração do morro com o asfalto, as autoridades se recusavam a aceitar a existência das favelas. Quando possível, arrasavam habitações populares e expulsavam seus moradores. O resultado dessas políticas foi, em geral, o contrário do desejado. No início do século 20, uma nova onda de demolições de cortiços impulsionou o crescimento das favelas:o célebre “bota-abaixo” promovido pelo prefeito Pereira Passos a partir de 1904. Para que grandes avenidas fossem traçadas, cortiços e casebres foram derrubados. O objetivo era transformar o Rio em uma capital nos moldes de Paris, sem pobreza à vista.

Os pobres, de fato, se afastaram das casas destruídas. Mas se estabeleceram logo ali ao lado. “Precisava-se de trabalhadores para realizar as obras de alargamento de avenidas, e eles eram exatamente os moradores dos cortiços derrubados. Eles então ocuparam o bairro da Saúde e o morro da Providência”, afirma o historiador Edmílson Martins Rodrigues, professor da Pontifícia Universidade Católica e da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). “Desde o início, o morador das favelas queria estar perto do Centro, das oportunidades de trabalho. E a cidade continuou a precisar dessa mão-de-obra.”

Se hoje é comum se referir ao Rio como uma cidade dividida, essa impressão já existia no início do século passado. “Vê-se bem que a principal preocupação do atual governador do Rio de Janeiro é dividi-lo em duas cidades: uma será européia, a outra, indígena”, escreveu Lima Barreto sobre as reformas do prefeito Pereira Passos. Com o passar dos anos e o crescimento da ocupação dos morros, o preconceito ajudou a difundir políticas que visavam à extinção das favelas, principalmente a partir dos anos 20. “As favelas eram, sim, um problema sanitário, como ainda o são as que não têm rede de esgoto e água encanada. Mas não eram um problema moral ou criminal até os anos 70”, diz Martins Rodrigues, lembrando que as prostitutas, por exemplo, não ficavam nas favelas (mas na zona do Mangue) e que os moradores de morro mais próximos do crime eram meros capoeiristas e “malandros” – que se envolviam em confusões e contravenções leves.

Em 1922, o poder público removeu grande parte das pessoas que viviam nos morros da Providência, Santo Antônio e Gávea-Leblon. No fim dos anos 20, o francês Alfred Agache propôs um projeto urbanístico para o Rio. Nele não havia espaço para as favelas, consideradas um problema “sob o ponto de vista da ordem social, da segurança, da higiene, sem falar da estética”. A impressão se manteve na década seguinte. Em 1937, o Código de Obras da cidade citou as favelas como uma “aberração urbana” e propôs sua eliminação, proibindo a construção de novos barracos. Mais do que isso, o Código proibia melhorias nos morros já ocupados. Em vez de encarar a questão das favelas, mais uma vez os governantes resolviam apenas tentar fazer com que elas desaparecessem.

A ferro e fogo

No mesmo ano em que o Código de Obras condenou as favelas, o cantor e compositor Nelson Sargento se mudou para o morro da Mangueira. Chegou aos 13 anos e permaneceu lá até 1960, consolidando-se como um dos grandes nomes do samba. Hoje, aos 83 anos, Sargento não concorda que os morros representassem um problema: “A favela da época tinha outro charme. As pessoas eram mais unidas, tinham mais pudor. Mas não adianta ter saudade do que já se foi”. Em pesquisas de campo feitas nas favelas do Rio de Janeiro, a antropóloga Alba Zaluar percebeu que os antigos habitantes do morro sentem falta da vida que levavam no passado. “É uma tristeza, uma melancolia enorme o que eles têm. A favela piorou muito por causa da tragédia do tráfico”, diz. “A imagem da favela como problema criminal, que antes não era verdadeira, passou a ter muito de verdade quando os traficantes armados se encastelaram nelas, a partir dos anos 70.”

Muito antes de o tráfico mudar o cotidiano das favelas, a ditadura de Getúlio Vargas arrumou um jeito um tanto autoritário de lidar com o problema habitacional. Nos anos 40, foram criados os “parques proletários”, conjuntos para onde eram levados moradores dos morros – os primeiros foram erguidos nos bairros da Gávea, do Caju e na praia do Pinto, próxima ao Leblon. A promessa era a de que as pessoas poderiam retornar a seus locais de origem assim que as favelas ganhassem infra-estrutura. Mas, na prática, ninguém era autorizado a voltar. A política de Vargas motivou o aparecimento das primeiras associações de moradores das favelas: elas nasceram com o objetivo de evitar a remoção para os parques proletários.

Em vez de ser transferidos, os moradores associados passaram a exigir que os serviços públicos fossem estendidos às favelas. Em 1946, a Arquidiocese do Rio promoveu a criação da Fundação Leão XIII, que, atuando em conjunto com os habitantes dos morros, conseguiu levar água, luz e esgoto para algumas comunidades. Dez anos depois, a Igreja carioca fundou a Cruzada São Sebastião, com o então bispo dom Hélder Câmara à frente. Agora o objetivo não era apenas lutar por infra-estrutura, mas exigir respeito aos direitos dos habitantes das favelas.

Com o tempo, as associações de moradores se multiplicaram. Nos anos 50, surgiram entidades como a União dos Trabalhadores Favelados. Em 1963, a Federação das Associações de Favelas reunia nada menos que 100 grupos na cidade. Eles não foram capazes, contudo, de impedir novas remoções de moradores. Vargas já tinha morrido, mas seu antigo desafeto Carlos Lacerda, governador do então estado da Guanabara (que tinha como única cidade o Rio de Janeiro), manteve a política de tirar pessoas das favelas e colocá-las em conjuntos habitacionais – agora bem mais distantes. O mais famoso deles é a Cidade de Deus, erguida por Lacerda no bairro de Jacarepaguá a partir de 1960.

Nos anos seguintes, favelas inteiras foram eliminadas. Entre elas a da Catacumba, que deu lugar a um parque próximo à lagoa Rodrigo de Freitas, e a do Esqueleto, que ficava no espaço hoje ocupado pela UERJ, perto do Maracanã. Em 1968, a ditadura militar criou a Coordenação de Habitação de Interesse Social da Área Metropolitana do Grande Rio. Em documentos oficiais, descrevia a favela como um “espaço urbano deformado”. Os moradores resistiam como podiam às remoções. Na praia do Pinto, onde o antigo parque proletário de Vargas tinha dado lugar a uma favela, a resistência acabou em 1969, quando a comunidade foi destruída por um incêndio cujas causas permanecem um mistério. No mesmo local foi erguido um condomínio – nada proletário – chamado Selva de Pedra.

A repressão levada a cabo pelo regime militar desencorajava os movimentos de moradores das favelas. Em vez de exigir seus direitos, boa parte deles passou a se contentar com pequenos favores. Da metade dos anos 70 até o início da década seguinte, pouco se fez para melhorar as condições de vida nos morros. No mesmo período, o crescimento do narcotráfico transformou as favelas na principal sede do crime organizado no Rio de Janeiro. “As favelas foram se tornando, aos poucos, santuários de bandidos”, diz Alba Zaluar. Para a antropóloga, a ausência de políticas habitacionais consistentes durante a redemocratização do país, nos anos 80, contribuiu para que o problema se agravasse.

Apenas quando quase 1 milhão de pessoas morava nas favelas – já dominadas pelos traficantes – os morros ganharam vez na política municipal. O Plano Diretor carioca de 1992 defendeu que as favelas não fossem extintas, mas urbanizadas e integradas à cidade. Um ano depois, surgiu o programa Favela-Bairro, com o objetivo de oferecer saneamento e infra-estrutura às comunidades, transformando-as, enfim, em bairros. Desde então, segundo a prefeitura do Rio, mais de 550 mil pessoas, em 143 favelas, foram beneficiadas pelo programa – com água encanada, coleta de lixo, redes de esgoto ou luz elétrica.

Muitas comunidades, no entanto, mantêm-se excluídas dos benefícios urbanos, à margem dos bairros e à mercê das balas (nem sempre perdidas) de traficantes. Enquanto isso, a velha divisão do Rio em duas partes opostas segue dando o tom na cidade. Mas, para Edmílson Martins Rodrigues, alguma coisa mudou. “Antes, o asfalto empurrava a favela. Hoje, é a favela que empurra o asfalto.”

I) Complexo do Alemão (Penha)

* Morro da Baiana
* Morro do Alemão
* Morro do Adeus
* Morro dos Mineiros
* Favela da Alvorada
* Favela da Matinha
* Favela Nova Brasília
* Favela Pedra do Sapo
* Favela das Palmeiras
* Favela da Fazendinha
* Favela da Grota
* Favela Vila Cruzeiro
* Favela da Chatuba
* Favela do Areal
* Favela do Chuveirinho

II) Complexo da Coréia (Bangu)

* Coréia
* Jabour
* Rebu
* Taquaral
* Vila Aliança

III) Complexo da Coruja (Vila Laje)
* Coruja
* Viana
* Alegria

IV) Complexo da Lagoinha (Caramujo)

* Bonfim
* Caixa D’Água
* Caramujo
* Morro do Céu

V) Complexo da Mangueira (São Cristóvão)
* Buraco Quente
* Candelária
* Chalé
* Curva da Cobra
* Faria
* Pindura Saia
* Santo Antônio
* Telégrafos

VI) Complexo de Manguinhos (Bonsucesso)

* Parque João Goulart
* Vila União
* Mandela de Pedra
* Nelson Mandela
* Samora Machel
* Vila Turismo

VII) Complexo da Maré (Bonsucesso)
* Baixa do Sapateiro
* Conjunto Bento Ribeiro Dantas
* Conjunto Esperança
* Conjunto Marcílio Dias
* Conjunto Pinheiro
* Nova Holanda
* Nova Maré
* Parque Maré
* Parque Roquete Pinto
* Parque Rubens Vaz
* Parque União
* Praia de Ramos
* Salsa e Merengue
* Timbau
* Vila do João
* Vila do Pinheiro

VIII) Complexo Menino de Deus (Rocha)
* Menino de Deus
* Chumbada

IX) Complexo do Mutuapira (Mutuá)
* Mutuapira
* Querosene

X) Complexo São Carlos (Estácio)
* São Carlos
* Mineira
* Zinco
* Querosene
* Coroa

A
* Abadiana (Jacarepaguá)
* Acari (Acari)
* Aço / Vila Paciência (Santa Cruz)
* Açude (Alto da Boa Vista)
* Adeus (Bonsucesso e Ramos)
* Agrícola (Alto da Boa Vista)
* Agrícola (Bonsucesso)
* Águia de Ouro (Inhaúma)
* Almas (Padre Miguel)
* Almirante Tamandaré (Barros Filho)
* Alto Bela Vista (Taquara)
* Alto Florestal (Bonsucesso)
* Alvorada (Ramos)
* Amália (Quintino)
* Amarelinho (Irajá)
* Amigos de Santa Teresa (Santa Teresa)
* Amigos do Vale (Santa Teresa)
* Amor (Lins de Vasconcelos)
* Ana Gonzaga (Inhoaíba)
* André Rocha (Taquara
* Angu Duro (Itanhangá)
* Antares (Santa Cruz)
* Araguatins (Pavuna)
* Arará (Benfica)
* Arará (Olaria)
* Araras (Ilha)
* Araticum (Anil)
* Areal (Guaratiba)
* Areinha (Itanhangá)
* Arnaldo Mulineri (Anchieta)
* Arrelia (Andaraí)
* Asa Branca (Jacarepaguá)
* Asa Branca (Guadalupe)
* Assis Martins (Bento Ribeiro e Marechal Hermes)
* Ataulfo Alves (São Cristóvão)
* Avenida (Anchieta)
* Azevedo Lima (Rio Comprido e Catumbi)
* Azul (Flamengo)
* Árvore Seca (Lins de Vasconcelos)

B

* Babilônia (Leme)
* Bacalhau (Cascadura)
* Bacia (Lins de Vasconcelos)
* Baiana (Ramos)
* Baixa do Sapateiro (Bonsucesso)
* Baleares (Cavalcanti)
* Balneário Globo (Sepetiba)
* Bananal (Tijuca)
* Banco (Itanhangá)
* Bancários (Ilha do Governador)
* Bandeira II(Del Castilho)
* Barão (Praça Seca)
* Barbante (Ilha)
* Barbante (Inhoaíba)
* Barbante (Campo Grande)
* Baronesa (Praça Seca)
* Baronesa (Santa Teresa)
* Barra de Guaratiba (Barra de Guaratiba)
* Barreira do Vasco (São Cristóvão)
* Barreira (Rocha Miranda)
* Barreira (Santa Cruz)
* Barreira do Tijuca (Colegio)
* Barro Preto (Engenho Novo)
* Barro Vermelho (Engenho Novo)
* Barro Vermelho (Santa Cruz)
* Bat Caverna (Manguinhos)
* Batan (Realengo)
* Batutas (Cordovil)
* Beco da Esperança (Engenho de Dentro)
* Beco da Guarda (Sepetiba)
* Beco do Camarão (Santa Cruz)
* Beira do Canal (Vargem Grande)
* Beira Mar (Recreio)
* Beira Rio (Acari)
* Beira Rio (Pavuna)
* Beira Rio (Parque Anchieta)
* Beira Rio (Anchieta)
* Beira Rio (Campo Grande)
* Beira Rio (Realengo)
* Beirada do Rio (Cidade de Deus)
* Bela Vista (Tanque)
* Bela Vista (Rocha Miranda)
* Bela Vista da Pichuna (Ilha)
* Belém-Belém (Engenho de Dentro)
* Bento Cardoso (Penha Circular e Brás de Pina)
* Bento Ribeiro Dantas (Bonsucesso)
* Bereti (Anchieta)
* Bernardino (Fonseca)
* Bernardino de Andrade (Turiaçu)
* Bernardo (Encantado)
* Beco do Vitorino(Encantado)
* Bispo (Rio Comprido)
* Boa Esperança (Campinho)
* Boa Esperança (Itaipu)
* Boa Vista (São Lourenço)
* Bom Jardim de Cordovil (Cordovil)
* Boqueirão (Bangu)
* Borda do Mato (Grajaú)
* Borel (Tijuca)
* Bosque dos Pássaros (Campo Grande)
* Bosque Mont Serrat (Vargem Pequena)
* Brás de Pina (Brás de Pina)
* Bráulio Cordeiro (Jacaré)
* Budapeste (Ilha)
* Buraco do Boi (Barreto)
* Buraco Quente (Andaraí)
* Buraco Quente (Senador Vasconcelos)
* Buguiugui (Ilha)
* Barreira do Lins (Lins de Vasconcelos)

C
* Cabo Verde (Benfica)
* Cabritos (Copacabana)
* Cachoeira Grande (Lins)
* Cachoeirinha (Lins)
* Cachorro Sentado (Vargem Grande)
* Caixa D’água (Quintino e Piedade)
* Caixa D’água (Penha)
* Caixa D’água (Tanque)
* Cajueiro (Madureira e Vaz Lobo)
* Camarista (Engenho de Dentro)
* Cambalacho (Itanhangá)
* Cambuci (Cordovil)
* Caminho do Arroio Pavuna (Jacarepaguá)
* Caminho do Bicho (Vargem Pequena)
* Caminho do Furado (Paciência)
* Caminho do Job (Pavuna)
* Caminho do Lúcio (Bangu)
* Caminho do Marinho (Camorim)
* Caminho do Padre (Anchieta)
* Caminho da Reta (Honório Gurgel)
* Caminho do Rio Pequeno (Jacarepaguá)
* Caminho do Urubu (Campo Grande)
* Caminho do Waldemar (Tanque)
* Canal do Anil (Anil e Gardênia Azul)
* Canal do Cortado (Recreio)
* Cancela Preta (Bangu)
* Canecão (Realengo)
* Caniçal (Cafubá)
* Cantagalo (Copacabana)
* Capitão Menezes (Praça Seca)
* Caracol (Penha)
* Caramuru (Tomás Coelho)
* Cardoso de Mesquita (Encantado)
* Cariri (Olaria)
* Carlos Drumond de Andrade (Jacaré)
* Carlos Chagas (Manguinhos)
* Carroças (Inhaúma)
* Carobinha (Campo Grande)
* Carumbé (Realengo)
* Casa Branca (Tijuca)
* Cascatinha (Vargem Grande)
* Cassiano (Santa Cruz)
* Catrambi (Tijuca)
* Castro (Tenente Jardim)
* Cavalão (Icaraí)
* Cavalo de Aço (Senado Camará)
* Caxangá (Tanque)
* Cerro Corá (Cosme Velho)
* César Maia (Vargem Grande)
* Cesarão (Santa Cruz)
* Céu Azul (Engenho Novo)
* Ciclovia (Piratininga)
* Cidade Alta (Cordovil)
* Cidade de Deus (Jacarepaguá)
* Cinco Bocas (Brás de Pina)
* Chapadão (Costa Barros)
* Chácara (Turiaçu)
* Chácara Del Castilho (Del Castilho e Maria da Graça)
* Chácara do Céu (Tijuca)
* Chácara do Céu (Vidigal)
* Chacrinha (Tijuca)
* Chacrinha (Praça Seca)
* Chacrinha do Mato Alto (Praça Seca)
* Chambelland (Jardim América)
* Chapéu Mangueira (Leme)
* Chatuba (Penha)
* Chatuba (Caju)
* Chaves (Barros Filho)
* Chega Mais (Cordovil)
* Chip (Manguinhos)
* Chumbada (Galo Branco)
* Clara Nunes (Rio Comprido)
* Clarim Gorésio (Taquara)
* Cotia (Lins de Vasconcelos)
* Comandante Luiz Souto (Praça Seca)
* Comendador Pinto (Madureira)
* Comendador Sofia (Campo Grande)
* Cônego (Honório Gurgel)
* Congonhas (Madureira)
* Coréia (Senador Camará)
* Coréia (Santa Cruz)
* Coroa (Catumbi)
* Coroa/Trajano (Pilares)
* Coroados (Vargem Pequena)
* Cosme e Damião (Realengo)
* Covanca (Pechincha)
* Cobal (Manguinhos)
* Creche (Jacarepaguá)
* Criança Esperança (Guadalupe)
* Cristo Redentor (Anchieta)
* Cristo Rei (Bento Ribeiro)
* Cruz (Andaraí)
* Curral das Éguas (Magalhães Bastos)
* Curupaiti (Engenho de Dentro)
* CCPL (Benfica)

D
* Dendê (Ilha do Governador)
* Deus é Amor (Marechal Hermes)
* Dezoito (Água Santa)
* Disneylândia (Brás de Pina e Cordovil)
* Dique (Jardim América)
* Divinéia / 31 de Outubro (Paciência)
* Divinéia (Cordovil)
* Do Andaraí (Andaraí)
* Dona Francisa (Lins)
* Dona Zélia (Engenheiro Leal)
* Dois de Maio (Sampaio e Engenho Novo)
* Dois Irmãos (Vidigal)
* Dois Irmãos (Jacarepaguá)
* Dourado (Cordovil)
* Doutor Fernando (Campo Grande)
* Duzentos (Ilha do Governador)

E
* Embaú (Pavuna e Parque Colúmbia)
* Embiri (Bento Ribeiro)
* Encanamento (Marechal Hermes)
* Encontro (Lins)
* Engenheiro Alfredo Gonçalves (Piedade)
* Engenheiro Clóvis Daudt (Água Santa)
* Engenho (Inhaúma e Engenho da Rainha)
* Entre Rios (Jacarepaguá)
* Erédia de Sá (Benfica)
* Escondidinho (Santa Teresa)
* Esperança (Santíssimo)
* Espírito Santo (Praça Seca)
* Estação Guilherme da Silva (Bangu)
* Estado (Centro de Niterói)
* Estrada da Curicica (Curicica)
* Estrada da Saudade (Bangu)
* Estrada do Quitite (Jacarepaguá)
* Estrada do Rio do Pau (Anchieta)
* Estrada do Tijuaçu (Alto da Boa Vista)
* Estrada Meringuava (Taquara)
* Eternit (Guadalupe)
* Everest (Inhaúma)

F
* Falange (Senador Camará)
* Fallet (Santa Teresa)
* Família (Encantado)
* Favela Bairro (Turiaçu)
* Fazenda (Itanhangá)
* Fazenda Botafogo (Acari)
* Fazenda Coqueiros (Santíssimo)
* Fazenda das Palmeiras (Ramos)
* Fazenda Mato Alto (Jacarepaguá)
* Fazenda Velha (Anchieta)
* Fazendinha (Inhaúma)
* Fazendinha (Água Santa)
* Faz quem quer (Rocha Miranda)
* Fé (Vila da Penha)
* Fé em Deus (Parque Anchieta)
* Feijão (Paraíso)
* Fernão Cardim (Engenho de Dentro e Pilares)
* Ferreira de Araújo (Benfica)
* Ficap (Pavuna)
* Final Feliz (Pavuna)
* Floresta da Barra (Itanhangá)
* Fogueteiro (Rio Comprido)
* Fogo Cruzado (Bonsucesso)
* Foice (Pedra de Guaratiba)
* Fontela (Curicica)
* Formiga (Tijuca)
* França (Tijuca)
* Francisco de Castro (Santa Teresa)
* Frederico Faulhaber (Realengo)
* Frei Gaspar (Penha)
* Frei Sampaio (Marechal Hermes)
* Fubá (Fazenda da Bica)[3]
* Fumacê (Realengo)
* Furnas (Itanhangá)
* Furquim Mendes (Vigário Geral)
* Playboy (Jacarepaguá)
* Saco Preto (Inhoaiba)

G
* Galinha (Inhaúma)
* Gambá (Lins de Vasconcelos)
* Gardênia Azul (Gardênia Azul)
* Gari (Paquetá)
* Gericinó(Bangu)
* Gongo (Bangu)
* Gogó da Ema (Guadalupe)
* Gouveia (Paciência)
* Granja Paulo de Medeiros (Água Santa)
* Grota (Madureira)
* Grota (Ramos)
* Grota do Surucucu (São Francisco)
* Grotão (Costa Barros)
* Grotão (Jardim Botânico)
* Grotão (Penha)
* Guaíba (Brás de Pina)
* Guaporé (Brás de Pina)
* Guandu (Santa Cruz)
* Guarabu (Ilha do Governador)
* Guararapes (Cosme Velho)
* Guariúba (Ilha do Governador)
* Guarda (Del Castilho)

H
* Henrique de Góes (Honório Gurgel)
* Holofote (Fonseca)
* Horto (Jardim Botânico)

I
* Igrejinha (Largo da Batalha)
* Iguaçu (Engenheiro Leal e Cavalcanti)
* Iguaíba (Cascadura)
* Ildefonso Falão (Parque Colúmbia)
* Isadora (Campo Grande)
* Imaculada Conceição (Cosme Velho)
* Imbiri (Bento Ribeiro)
* Inácio Amaral (Freguesia)
* Inácio Dias (Freguesia)
* Inácio Dias (Piedade)
* INPS (Ilha do Governador)
* Indiana (Tijuca)
* Inferninho (Piratininga)
* Itabirito (Piedade)
* Itararé (Ramos)
* Itatiba (Anchieta)

J
* Jabiri (Marechal Hermes)
* Jacarezinho (Jacaré)
* Jacaré (Santíssimo)
* Jacaré (Itaipu)
* Jacarezinho (Engenho Novo)
* Jamelão (Andaraí e Grajaú)
* Jardim Catarina (São Gonçalo)
* Jardim Clarice (Senador Camará)
* Jardim da Liberdade (Campo Grande)
* Jardim do Amanhã (Jacarepaguá)
* Jardim do Carmo (Vila Kosmos)
* Jardim do Recreio (Recreio)
* Jardim Duas Praias (Ilha)
* Jardim Leal (Santa Cruz)
* Jardim Metrô (Irajá)
* Jardim Moriçaba (Senador Vasconcellos)
* Jardim Piedade (Piedade)
* Jardim Vila Kosmos (Vila Kosmos)
* Jardim Vila São Bento (Bangu)
* JK (Andaraí)
* Joaquim Magalhães (Senador Vasconcelos)
* Joaquim Martins (Encantado)
* Joaquim Queiroz (Ramos)
* João Goulart (Higienópolis)
* João Paulo II (Grajaú)
* Job (Costa Barros)
* Jorge Turco (Rocha Miranda e Coelho Neto)
* José de Anchieta (Rio Comprido)
* José de Anchieta (Praça Seca)
* Juca (Cascadura)
* Juca Branco (Cubango)
* Julio Otoni (Santa Teresa)
* Juramento (Tomás Coelho e Vicente de Carvalho)
* Juramentinho (Vicente de Carvalho)
* Junqueira (Paciéncia)
* Juquinha (Santa Cruz)
* Jubai (Bento Ribeiro e Marechal Hermes)
* Jurema (Paquetá)
* Jurubeba (Guadalupe)

K
* Kelsons (Penha)
* Kinder Ovo (Ramos)
* karate (Cidade de Deus)

L
* Ladeira da Reunião (Tanque)
* Ladeira do Calharins (Jacarepaguá)
* Ladeira dos Funcionários (Caju)
* Ladeira dos Tabajaras (Copacabana)
* Ladeira Santa Isabel (Santa Teresa)
* Lagartixa (Costa Barros e Barros Filho)
* Laudelino Freira (Penha)
* Lemos de Brito (Quintino)
* Liberdade (Rio Comprido)
* Linha de Austin (Paciência)
* Livramento (Gamboa)
* Lote 1000 (Taquara)
* Loteamento São Sebastião (Taquara)
* Loteamento Juca Ferreira (Pavuna)
* Luanda (Guaratiba)
* Luíz Beltrão (Vila Valqueire)
* Luíz Fernando Vitor Filho (Santa Cruz)
* Luíz Marcelino (Santa Teresa)
* Luíza Regadas (Ilha do Governador)

M
* Madagascar (Parque Colúmbia)
* Macacos (Vila Isabel)
* Maestro Arturo Toscanini (Ilha)
* Mafuá (Caju)
* Magno Martins (Ilha)
* Maloca (Laranjeiras)
* Malvinas (Cachambi)
* Manguinhos (Manguinhos)
* Mandala (Taquara)
* Mandela de Pedra (Manguinhos)
* Mangueira (Mangueira)
* Mangueiral (Bangu)
* Mangueirinha (Brás de Pina)
* Mangueirinha (Duque de Caxias)(cidade da baixada fluminense)
* Manoel Luís (Paquetá)
* Manilha (Caju)
* Maranata (Guadalupe)
* Marcílio Dias (Penha)
* Marechal Jardim (São Cristóvão e Benfica)
* Maria Angu (Ramos)
* Marindiba (Penha)
* Mariópolis (Anchieta)
* Margem do Cação Vermelho (Santa Cruz)
* Margem do Canal de São Francisco (Santa Cruz)
* Marianos (Piedade)
* Marimbá (Jacaré)
* Marimbondo (Camorim)
* Marítimos (Barreto)
* Mata Machado (Alto da Boa Vista)
* Mata Quatro (Guadalupe)
* Matinha (Rio Comprido)
* Matinoré (Jacaré)
* Mato Alto (Praça Seca)
* Matriz (Engenho Novo)
* Meringuava (Taquara)
* Meriti (Vista Alegre)
* Metral (Bangu)
* Metro da Mangueira (São Francisco Xavier)
* Miguel Dibo (Irajá)
* Miguel Austragelésio (Santa Teresa)
* Mineira (Catumbi)
* Mineiros (São Cristóvão)
* Mineiros (Piedade)
* Minha Deusa (Bangu)
* Mirante do Tuita (São Cristovão)
* Modesto Brocos (Jardim Botânico)
* Moisés Santana (Turiaçu)
* Monte Carmelo (Bento Ribeiro)
* Morada Verde (Santa Cruz)
* Morro do Sapo (Duque de Caxias)
* Mourão Filho (Ramos)
* Mundial (Honório Gurgel)
* Muzema (Itanhangá)
* Muquiço (Guadalupe, Deodoro e Marechal Hermes)
* Muquiço (Cidade de Deus)

N
* Nabuco de Araújo (Bento Ribeiro e Marechal Hermes)
* Nilo (Realengo)
* Nossa Senhora da Apresentação (Irajá)
* Nossa Senhora da Conceição (Ramos)
* Nossa Senhora da Glória (Vila Valqueire)
* Nossa Senhora da Guia (Lins)
* Nossa Senhora da Penha (Caju)
* Nossa Senhora das Graças (Ilha)
* Novi Galo (Caju)
* Nova Aguiar (Campo Grande)
* Nova Aliança (Bangu)
* Nova Aurora (Taquara)
* Nova Brasília (Bonsucesso)
* Nova Cidade (Campo Grande)
* Nova Divinéia (Grajaú)
* Nova Era (Santa Cruz)
* Nova Esperança (Gardênia Azul)
* Nova Guaratiba (Guaratiba)
* Nova Holanda (Ramos)
* Nova Jérsei (Paciência)
* Nova Kennedy (Bangu)
* Nova Pavuna (Pavuna)
* Nova Maracá (Tomás Coelho)
* Nova Sepetiba (Sepetiba)
* Novo Campinho (Campo Grande)
* Novo Palmares (Jacarepaguá)

O
* Oito W (Recreio)
* Oito de Dezembro (Anchieta)
* Oliveira Bueno (Anchieta)
* Oliveira Junqueire (Marechal Hermes)
* Ouro Preto (Quintino)
* Outeiro (Jacarepaguá)

P
* Paço do Lumiar (Pechincha)
* Padre (Pavuna)
* Padre Nóbrega (Quintino)
* Palácio (Ingá)
* Palmeiras (Inhaúma)
* Palmeirinha (Marechal Hermes)
* Pantanal (Recreio)
* Pantanal (Santa Cruz)
* Pantanal (Rio Comprido)
* Pára-Pedro (Irajá e Colégio)
* Parada de Lucas (Parada de Lucas)
* Paraíbuna (Bonsucesso)
* Parque Acari (Acari)
* Parque Alegria (Caju)
* Parque Araruna (Quintino)
* Parque Bela Vista (Honório Gurgel)
* Parque Boa Esperança (Caju)
* Parque Bom Menino (Irajá)
* Parque Candelária (São Cristóvão)
* Parque Catete (Santa Teresa)
* Parque da Cidade (Gávea)
* Parque Colúmbia (Bangu)
* Parque da Conquista (Caju)
* Parque da Esperança (Anchieta)
* Parque Esperança (Campo Grande)
* Parque Félix Ferreira (Higienópolis)
* Parque Horácio Cardoso Franco (Benfica)
* Parque Itambé (Ramos)
* Parque Leopoldina (Padre Miguel)
* Parque Liberal (Padre Miguel)
* Parque Jardim Beira Mar (Parada de Lucas)
* Parque João Goulart (Manguinhos)
* Parque Maré (Bonsucesso)
* Parque Marlene (Jacaré)
* Parque Oswaldo Cruz (Manguinhos)
* Parque Proletário de Acari (Acari)
* Parque Proletário de Cordovil (Cordovil)
* Parque Proletário de Vigário Geral (Vigário Geral)
* Parque Proletário do Engenho da Rainha (Engenho da Rainha e (Inhaúma)
* Parque Proletário dos Bancários (Ilha)
* Parque Proletário Monsenhor Brito (Bonsucesso)
* Parque Rebouças (Rio Comprido)
* Parque Royal (Ilha do Governador)
* Parque São José de Barros Filhos (Barros Filho)
* Parque São Pedro (Guaratiba)
* Parque São Sebastião (Caju)
* Parque Silva Vale (Tomás Coelho)
* Parque Tiradentes (Ricardo de Albuquerque)
* Parque União (Bonsucesso)
* Parque União (Del Castilho)
* Parque Unidos (Parque Colúmbia)
* Parque Vila Isabel (Vila Isabel)
* Parque Vitória (Caju)
* Parnaíba (Coelho Neto)
* Pavão-Pavãozinho (Copacabana)
* Pau da Bandeira (Vila Isabel)
* Pau Ferro (Encantado)
* Paula Ramos (Rio Comprido)
* Paulo Matos (Rio Comprido)
* Paz (Penha)
* Paz e Amor (Padre Miguel)
* Pé Sujo (Cordovil)
* Pedacinho do Céu (Cordovil)
* Pedra Bonita (São Conrado)
* Pedra Branca (Jacarepaguá)
* Pedra do Sapo (Olaria)
* Pedra Lisa (Santo Cristo)
* Pedreira (Costa Barros, Acari e Barros Filho)
* Pedregulho (Benfica)
* Pereira Leitão (Turiaçu)
* Pereira Pinto (Engenho da Rainha e Tomás Coelho)
* Pereirão (Laranjeiras)
* Perereca (Guadalupe)
* Piancó (Ramos)
* Pica Pau (Taquara)
* Pica Pau (Cordovil)
* Pica Pau Amarelo (Cachambi)
* Pinheiro (Bonsucesso)
* Pinheiros (Jacarepaguá)
* Pinto (Santo Cristo)
* Piolho (Tanque)
* Portugal Pequeno (Taquara)
* Ponte de Coelho Neto (Coelho Neto)
* Ponte Preta (Santa Cruz)
* Ponte do Rio dos Cachorros (Santíssimo)
* Ponto Chique (Bangu)
* Praça da Bíblia (Cidade de Deus)
* Praça Marimbá (Jacaré)
* Praia da Rosa (Ilha)
* Praia de Ramos (Ramos)
* Prazeres (Santa Teresa)
* Prefeitura (Ilha)
* Pretos Forros (Água Santa)
* Preventório (Charitas)
* Providência (Gamboa e Santo Cristo)

Q
* Quarenta e Oito (Bangu)
* Querosene (Estácio e Rio Comprido)
* Querosene (Ilha)
* Quieto (Sampaio, Engenho Novo, Riachuelo, Rocha e São Francisco Xavier)
* Quinta (Caju)
* Quitandinha (Costa Barros)
* Quintanilha (Freguesia)
* Quitungo (Brás de Pina e Vila da Penha)

R
* Raio do Sol (Guadalupe)
* Rato (Estácio)
* Rato (Gradim)
* Rato (Pilares)
* Rato Molhado (Engenho Novo)
* Recanto Familiar (Humaitá)
* Relicário (Inhaúma)
* Renascer (Jardim América)
* Restinga (Recreio)
* Rebu (Senador Camará)
* Reta Nova (Itaboraí)
* Reta Velha (Itaboraí)
* Reunião (Tanque)
* Rio (Inhaúma)
* Rio Bonito (Vargem Grande)
* Rio do Ouro (Irajá)
* Rio Piraquê (Guaratiba)
* Rio Morto (Vargem Grande)
* Roberto Morena (Paciência)
* Rocinha (São Conrado)
* Ródano (Ilha)
* Rodo (Rio Comprido)
* Rodolfo Chambelland (Jardim América)
* Rollas (Santa Cruz)
* Roque Santeiro (Itanhangá)
* Roquete Pinto (Ramos)
* Rubens Vaz (Bonsucesso)
* Ruth Ferreira (Ramos)

S
* Sabão (São Lourenço)
* Saçu (Quintino)
* Saibreira (Bangu)
* Samauma (Barra de Guaratiba)
* Sangue e Areia (Bangu)
* Sapo (Senador Camará)
* Sapucaia (Ilha)
* Sagrado Coração (Santa Cruz)
* Salgueiro (Tijuca)
* Salsa e Merengue (Ramos)
* São Daniel (Manguinhos)
* São Francisco de Assis (Jacarepaguá)
* São Francisco de Assis (Colégio)
* São Geraldo (Cidade de Deus)
* São Jerônimo (Campo Grande)
* São João (Engenho Novo)
* São João (Jacaré)
* São Jorge (Engenheiro Leal)
* São José (Praça Seca)
* São José (Madureira e Engenheiro Leal)
* São Marcelo (Praça Seca)
* São Marciano (Praça Seca)
* São Pedro (Campo Grande)
* São Sebastião (Praça Seca)
* São Sebastião (Realengo)
* São Tilon (Barra da Tijuca)
* São Victor (Campo Grande)
* Sanatório (Madureira e Engenheiro Leal)
* Santa Alexandrina (Rio Comprido)
* Santa Anastácia (Curicica)
* Santa Catarina (Bangu)
* Santa Clara (Taquara)
* Santa Efigênia (Cidade de Deus)
* Santa Luzia (Curicica)
* Santa Maria (Jacarepaguá)
* Santa Marta (Botafogo)
* Santa Teresinha (Lins)
* Santo Agostinho (Andaraí)
* Santo Amaro (Catete)
* Santo André (Senador Camará)
* Santo Antônio (Realengo)
* Santa Rosa (Vila Valqueire)
* Santos Rodrigues (Rio Comprido)
* Santos Titara (Méier) [carece de fontes?]
* Santuário (Duque de Caxias)
* Saquaçu (Paciência)
* Sapê (Madureira e Vaz Lobo)
* Sapo (Senador Camará)
* Sapucaia (Ilha)
* Sargento Miguel Filho (Bangu)
* Sereno (Penha)
* Serra do Padilha (Água Santa)
* Serra Morena (Ilha)
* Serra Pelada (Cordovil)
* Serrão (Cubango)
* Sérgio Silva (Engenho da Rainha)
* Serrinha (Madureira)
* Sertão (Jacarepaguá)
* Sete Sete (Bangu)
* Seu Pedro (Del Castilho e Inhaúma)
* Selva (Senador Camará)
* Shangrilá (Taquara)
* Silva Vale (Cavalcanti)
* Sítio da Biquinha (Alto da Boa Vista)
* Sítio do Pai João (Itanhangá)
* Sítio Santa Isabel (Pechincha)
* Sossego (Senador Camará)
* Sossego (Madureira)
* Sumaré (Rio Comprido)

T
* Tancredo Neves (Jacaré)
* Tancredo Neves (Taquara)
* Tancredo Neves (Senador Camará)
* Tangará (Jacarepaguá)
* Taguaral (Senado Camara)
* Tauta (Jacaré)
* Tavares Bastos (Catete)
* Te Contei (Parada de Lucas)
* Teixeira Bastos (Engenho de Dentro)
* Teixeira Campos (Santíssimo)
* Teixeiras (Jacarepaguá)
* Telégrafos (São Cristóvão)
* Tenente (Bento Ribeiro)
* Tenente Pimentel (Olaria)
* Terra Nova (Ricardo de Albuquerque)
* Terra Encantada (Pavuna)
* Terreirão (Recreio)
* Tibaji (Bangu)
* Tijuaçu (Itanhangá)
* Tijuquinha (Itanhangá)
* Tijolinho (Bonsucesso)
* Timbau (Bonsucesso)
* Tiquia (Senador Camará)
* Tirol (Freguesia)
* Travessa Marques de Oliveira (Ramos)
* Travessa Rio Claro (Oswaldo Cruz)
* Travessa Vista Alegre (Santa Teresa)
* Tremebé (Ilha)
* Três Pontes (Paciência)
* Triângulo (Deodoro)
* Tuiuti (São Cristóvão)
* Turano (Rio Comprido)
* Turiaçu (Turiaçu)

U
* União (Pavuna)
* União (Coelho Neto)
* União (Colégio)
* União (Costa Barros)
* Unidos de Santa Teresa (Santa Teresa e Rio Comprido)
* Uga-Uga (São Critovão)
* Urubu (Pilares e Tomás Coelho)
* Urubuzinho (Pilares e Abolição)
* Urucrania (Santa Cruz)

V
* Vale do Ipê (Jacarepaguá)
* Vale de Curicica (Curicica)
* Vale do Sangue (Santa Cruz)
* Varginha (Manguinhos)
* Várzea (Água Santa)
* Venda da Varanda (Santa Cruz)
* Verde é Vida (Senador Camará)
* Vidigal (Leblon)
* Vigário (Paquetá)
* Vigário Geral (Irajá)
* Vila Amizade (Vargem Grande)
* Vila Anchieta (Rio Comprido)
* Vila Arara (Benfica e Manguinhos)
* Vila Autódromo (Barra da Tijuca)
* Vila Benjamin Constant (Botafogo)
* Vila Birigui (Realengo)
* Vila Brasil (Campo Grande)
* Vila Brasil (Magalhães Bastos)
* Vila Cabuçu (Engenho Novo)
* Vila Calmete (Curicica)
* Vila Cachoeira (Tijuca)
* Vila Camorim (Camorim)
* Vila Campinho (Campinho)
* Vila Cândido (Cosme Velho)
* Vila Canoas (São Conrado)
* Vila Capelinha (Magalhães Bastos)
* Vila Caranguejo (Jacarepaguá)
* Vila Cascatinha (Penha)
* Vila Clemente (Caju)
* Vila Comari (Campo Grande)
* Vila Cruzeiro (Penha)
* Vila da Paz (Itanhangá)
* Vila da Paz (Mangueira)
* Vila Darcy Vagas (Ramos)
* Vila Darcy Vargas (Taquara e Realengo)
* Vila da Paz (Penha)
* Vila das Torres (Madureira)
* Vila do Almirante (Realengo)
* Vila do Céu (Cosmos)
* Vila do João (Bonsucesso)
* Vila dos Crentes (Vargem Grande)
* Vila dos Mineiros (Jacaré)
* Vila Elza (Rio Comprido)
* Vila Eugênia (Marechal Hermes)
* Vila Esperança (Acari)
* Vila Esperança (Jardim América)
* Vila Esperança (Inhoaíba)
* Vila Esperança (Ramos)
* Vila Guanabara (Inhoaíba)
* Vila Harmonia (Vargem Grande)
* Vila Ieda (Campo Grande)
* Vila Ipiranga (Fonseca)
* Vila Itaocara (Inhaúma)
* Vila Jandira (Jacaré)
* Vila Joaniza (Ilha)
* Vila João Lopes (Realengo)
* Vila José de Anchieta (Praça Seca)
* Vila Juracy (Guaratiba)
* Vila Jurema (Realengo)
* Vila Lusimar (Engenho de Dentro)
* Vila Maria (Campo Grande)
* Vila Maria (Higienópolis e Maria da Graça)
* Vila Mangueiral (Campo Grande)
* Vila Matinha (Ramos)
* Vila Moreti (Bangu)
* Vila Nossa Senhora da Glória (Marechal Hermes)
* Vila Nova (Oswaldo Cruz)
* Vila Nova (Inhaúma)
* Vila Nova (Vargem Grande)
* Vila Nova da Pavuna (Pavuna)
* Vila Nova Cruzada (Jacarepaguá)
* Vila Nova Esperança (Caju)
* Vila Olímpica (Bangu)
* Vila Operária Diamantes (Rocha Miranda e Honório Gurgel)
* Vila Paraíso (Santa Teresa)
* Vila Parque da Cidade (Gávea)
* Vila Pequeri (Brás de Pina)
* Vila Piquirobi (Bangu)
* Vila Pitumbu (Jacarepaguá)
* Vila Primavera (Cavalcanti)
* Vila Proletária (Penha)
* Vila Progresso (Bangu)
* Vila Recreio (Recreio)
* Vila Rica (Irajá)
* Vila São Bento (Bangu)
* Vila Santa Maura (Jacarepaguá)
* Vila Santa Mônica (Taquara)
* Vila Santo Antônio (Ramos)
* Vila Sapê (Curicica)
* Vila São Jorge (Colégio)
* Vila São Jorge (Cosmos e Santa Cruz)
* Vila São Miguel (Magalhães Bastos)
* Vila São Pedro (Bonsucesso)
* Vila Triagem (São Francisco Xavier)
* Vila Turismo (Higienópolis e Manguinhos)
* Vila União (Barra da Tijuca)
* Vila União (Inhoaíba)
* Vila União da Paz (Bangu)
* Vila Verde (Santíssimo)
* Vila Vintém (Padre Miguel)
* Vila Vitória (Cosmos)
* Vila Zulmira (Campo Grande)
* Vilar Carioca (Campo Grande)
* Virgolândia (Jacarepaguá)
* Vista Alegre do Recreio (Recreio)

W
* White Martins (Brás de Pina)

X
* Xuxa (Jacaré)

Z
* Zinco (Estácio)